Porsche: há 75 anos a produzir em Zuffenhausen

Primeiro 356 alemão saiu da nova fábrica a 6 de Abril de 1950.

Dia 6 de Abril de 1950. Completam-se domingo 75 anos e efeméride não foi esquecida pela Porsche. Foi nesse dia que saiu da fábrica de Zuffenhausen o primeiro dos milhares de automóveis da marca ali produzidos.

Zuffenhausen, o bairro mais a norte da cidade de Estugarda, é um nome intimamente ligado à história da Porsche. Foi ali que, em 1938, Ferdinand Porsche instalou o seu estúdio de engenharia.

Depois veio a Guerra e a história é conhecida.

A família Porsche mudou-se para a Áustria e na pequena localidade de Gmünd começou, em 1948, a fabricar os seus automóveis.

Foi ali que nasceu a primeira meia centena de Porsche 356, com carroçaria fabricada à mão, em alumínio.

Após retornar à Alemanha, a Porsche, com o acordo dos Aliados, que controlavam então a região, regressou a Zuffenhausen. O estúdio de engenharia ficou na Schwieberdinger Strasse, alugando a Porsche a Reutter Plant II, situada do outro lado da rua, para produção e montagem de motores (em troca, a Reutter foi contratada para fabricar carroçarias acabadas, pintadas e totalmente equipadas, que eram produzidas na Reutter Plant I, na Augustenstrasse, a oeste de Estugarda).

O primeiro Porsche 356 nascido em Zuffenhausen foi concluído a 6 de Abril de 1950 e até o final daquele ano foram ali produzidas 317 unidades.

Devido aos seus primeiros sucessos nas corridas e à enorme procura nos mercados de exportação, o 356 rapidamente tornou-se um grande sucesso, alargando-se a presença da Porsche a uma nova fábrica em 1952.

Nos anos (e décadas) seguintes a expansão não parou e Zuffenhausen não parou de crescer.

Dali, em 1963, saiu o primeiro 911 – então ainda denominado 901 –, sendo que em 1965 já ali tinham sido produzidas dezenas de milhar de unidades, designadamente do 356, ali fabricado até ao final de sua produção.

Nas décadas seguintes, a Porsche expandiu e modernizou continuamente as suas instalações de Zuffenhausen, chegando aos nossos dias com a fabricação de modelos como o actual 911, os 718 e os Taycan.

“Zuffenhausen é e continuará a ser o berço dos nossos automóveis desportivos. Ela incorpora o espírito pioneiro, a tecnologia de produção de ponta e a qualidade de fabrico”, diz Albrecht Reimold, membro do Conselho de Administração da Porsche AG, responsável pela Produção e Logística. “O seu desenvolvimento demonstra como a Porsche evoluiu de um pequeno fabricante de carros desportivos para uma empresa líder mundial na produção de veículos exclusivos”.


Foto: Porsche Newsroom

Porsche: há 75 anos a produzir em Zuffenhausen Porsche: há 75 anos a produzir em Zuffenhausen Reviewed by Auto Vintage on 4.4.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.