Evento com 50 modelos, que representam 116 anos da indústria italiana, celebra o centenário da primeira Elegância na Cidade Eterna.
Foi em Abril de 1926 que Roma testemunhou o seu primeiro Concurso de Elegância Automóvel. Agora, antecipando esse centenário, o Anantara Concorso Roma evoca essa efeméride, reunindo 50 modelos produto da indústria italiana.
Inicia-se na próxima quinta-feira e prolonga-se até domingo o programa do Anantara Concorso Roma, o qual, como afirma a organização, visa celebrar “a Dolce Vitta do Automóvel”.
Distribuídos por 12 classes, os 50 automóveis reunir-se-ão na Praça da República, junto ao hotel que dá nome ao evento, o Anantara Palazzo Naiadi Rome Hotel.
Mas não se pense que permanecerão ali durante todo o programa.
Antes pelo contrário, pois este será um concurso que quer “abraçar” toda a Cidade Eterna.
Assim, depois da exposição estática na quinta-feira, os 50 participantes circularão por uma boa parte da cidade, para depois rumarem até à Villa Aldobrandini, em Frascati, nos arredores da capital italiana.
À noite terá lugar o regresso a Roma, com destino à Casina Valadier, no coração da Villa Borghese, onde a competição acontecerá durante todo o fim-de-semana.
Será ali que, no sábado e no domingo, um júri de especialistas, presidido por Adolfo Orsi, avaliará os automóveis a concurso.
De entre os participantes, o modelo mais antigo será um Fiat 12/16HP Tonneau, de 1902, e o mais recente um Pagani Zonda 760 Roxo, de 2018.
Repartidos, como dissemos, por 12 categorias, duas delas para a mesma proveniência – a que é denominada “Os Ferrari Sports com motor traseiro” e a reservada aos “Zagato desportivos” – e outras balizadas pelo tempo, como “Entre as Duas Guerras” aos “Gran Turismo dos Anos 50”, passando pelos “Desportivos dos anos 60” ou os “Spider dos anos 50”.
Entre os participantes destacam-se dois Ferrari (um 275P e um 250 LM), que no conjunto venceram as 24 Horas de Le Mans por três vezes, o Lamborghini Miura que foi estrela no filme “The Italian Job” ou ainda um Ferrari 512 BBi, feito por medida para Gianni Agnelli.
E ainda seis Alfa Romeo 6C, em diversas versões, um deles, o 2500 S Cabriolet, carroçado por Pinin Farina, que ilustra estas linhas.
Foto: Anantara Hotels & Resorts

No comments: