Exposição, que abre amanhã, reúne relíquias do campeão brasileiro.
É inaugurada amanhã no Museu do Caramulo a exposição “The Fittipaldi Collection”. É uma oportunidade inédita fora do Brasil de mergulhar no mundo do bicampeão de Fórmula 1 e das 500 Milhas de Indianapolis.
A exposição permite recordar a carreira de um dos maiores ícones do Automobilismo, reunindo verdadeiras relíquias da história do desporto motorizado.
Entre elas, os lendários Copersucar Fittipaldi, incluindo o FD01 de 1975, o primeiro carro da única equipa de Fórmula 1 da América Latina, desenhado com o apoio da Embraer, que celebra 50 anos em 2025.
Também estarão em exibição o FD03 e o FD04, este último responsável pelo segundo lugar de Emerson no G.P. do Brasil de 1978, feito histórico alcançado por uma equipa brasileira, com Emerson Fittipaldi ao volante.
A exposição inclui ainda os Penske Indy PC-18 e PC-22, monolugares com os quais Emerson venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 1989 e 1993, além de outras preciosidades, como o Williams March 711, de 1972, os “pace car” de Indianapolis e até a famosa GMC Van, troféu da pole-position das Indy 500 de 1990.
Para além dos bólides, a mostra exibe um conjunto inédito de troféus, capacetes, fatos e luvas de competição, incluindo os dois troféus (produzidos pela Tiffany) das 500 Milhas de Indianapolis, troféus de vitórias na Fórmula 1 e outros artigos históricos, todos pertencentes ao Museu Fittipaldi.
A exposição marca, ainda, a estreia internacional desta colecção, que até agora nunca tinha saído do Brasil.
Segundo o Museu do Caramulo, “esta é uma oportunidade única para conhecer e conectar com o piloto brasileiro e com uma das épocas douradas da Fórmula 1, eternizada na memória dos apaixonados pelo desporto”.
Já para Emerson Fittipaldi, trazer esta colecção a Portugal representa "um momento muito especial, não só pelo carinho que sempre recebi do povo português, mas também por poder exibi-la num espaço tão prestigiado como o Museu do Caramulo”.
"Estou muito feliz por ver os carros do Museu Fittipaldi expostos num local tão espectacular, que conheci durante o Caramulo Motorfestival. Espero que os meus 'irmãos' portugueses possam vivenciar de perto essa história e conhecer melhor a trajectória da Fórmula 1 no Brasil", conclui o campeão.
A exposição, que estará patente até 22 de Junho, abre ao público de terça a domingo, já a partir de amanhã.
