Marca vai levar as suas "esculturas rolantes" aos quatro cantos do mundo.
A “aventura” começou nas 24 Horas de Le Mans de 1975. A BMW desafiou o artista norte-americano Alexander Calder a decorar um dos 3.0 CLS que participaria na grande maratona. Iniciavam-se, assim, os BMW Art Cars, que para comemorar os seus 50 anos vão correr Mundo.
Seguiram-se Roy Lichtenstein, Andy Warhol e muitos mais. Até hoje, mais de 100 projectos, sendo que a BMW retém 20, que irão agora ser expostos em vários locais, no âmbito da BMW Art Car World Tour.
A iniciativa arrancou ontem e hoje, na capital da Áustria, Viena, onde, no Museu de Artes Aplicadas e na Feira de Arte SPARK estiveram expostos cinco exemplares: o que foi criado por Roy Lichtenstein (BMW 320 Grupo 5, de 1977), o de Andy Warhol (BMW M1 Grupo 4, de 1979), o de Robert Rauschenberg (BMW 635 CSi, de 1986), o de David Hockney (BMW 850 CSi, de 1995) e o de Jeff Koons (BMW M3 GT2, de 2010).
Entretanto, o mais recente da colecção, o BMW M Hybrid V8, resultado do trabalho da pintora norte-americana Julie Mehretu, embarcará para uma viagem asiática, começando por ser exibido na Art Basel em Hong Kong, de 28 a 30 de Março.
Os principais museus e eventos dedicados a Automóveis Clássicos também celebrarão o aniversário dos BMW Art Cars. Por exemplo, o 13º Art Car, criado por Sandro Chia, um BMW M3 GTR, de 1992, será apresentado no Concurso de Elegância de Villa d'Este, em Maio. Em Julho e Agosto, o Museu Louwman em Haia apresentará oito BMW Art Cars como parte de uma exposição especial.
No seu conjunto, estas "esculturas rolantes", oferecem uma visão geral da História da Arte nas últimas cinco décadas: minimalismo, pop art, realismo mágico, abstração, arte conceitual e arte digital.
“A BMW Art Car Collection celebra 50 anos de liberdade artística e design visionário”, explica Ilka Horstmeier, membro do Conselho de Administração de Recursos Humanos e Imóveis do BMW Group. “Os 20 veículos que compõem esta colecção tornaram-se ícones internacionais, contando histórias de sociedade, tecnologia e desempenho. O nosso compromisso com a Arte e a Cultura é de longo prazo”.
A programação do Art Car World Tour ainda está em desenvolvimento e irá para além do final deste ano, continuando durante uma boa parte de 2026.
Há datas já anunciadas na Áustria, Itália, Alemanha, Suíça, Eslováquia, Suécia, Países Baixos e Turquia, na Europa, mas também na África do Sul, China (Hong Kong e Xangai), Taiwan e Emiratos Árabes Unidos.
Em estudo estão exposições na Austrália, Bélgica, Cazaquistão, Marrocos, Espanha, Estados Unidos e países da América Latina.
Foto: Press BMW Group

No comments: