Pequeno modelo germânico foi lançado em 1975.
No final deste mês, no Bremen Classic Motorshow, a Volkswagen dá início às comemorações dos 50 anos de um dos seus modelos icónicos. O “jovem” Polo já tem meio século.
Quando chegou a hora de substituir o Carocha, a Volkswagen apostou em três segmentos: o Passat chegou ao mercado em 1973, seguido um ano depois pelo Golf. Já o Polo só fez a sua estreia em 1975.
Antes disso, nenhum Volkswagen tinha sido tão curto e refinado.
Posicionado uma classe abaixo do Golf, o Polo, assente na mesma plataforma do Audi 50, completou perfeitamente a então nova família de modelos com tração dianteira da Volkswagen.
50 anos depois (hoje, já vai na sua sexta geração, sendo que a primeira esteve em produção de 1975 a 1981), o Polo provou ser um automóvel pequeno, que se poderia afirmar de forma agradável. Mais de 20 milhões de unidades vendidas falam por si…
Desde o seu lançamento – apresentado ao público pintando num chamativo “Oceanic Blue” – o Polo encantou de imediato e tornou-se numa referência da sua classe, distinguindo-se pelo seu design intemporal e tecnologia pioneira.
Com formas ligeiramente modificadas face ao primeiro modelo exposto (na imagem), quando entrou em produção de série, em Wolfsburg, o Volkswagen Polo rapidamente se tornou uma lufada de ar fresco no segmento dos pequenos automóveis.
Também denominado, em alguns mercados, como VW Derby, a primeira geração do Polo (que teve um facelift em 1979) venderia cerca de meio milhão de unidades, deixando as raízes para os milhões de unidades vendidas pelas gerações seguintes.
Foto: VW Newsroom
No comments: