DS: 70 anos de um modelo que hoje é uma marca


Produção das várias versões alongou-se por 20 anos, terminando quase com um milhão e meio de unidades.


O primeiro Citroën DS foi apresentado em 1955. Faz este ano, portanto, 70 anos e a data “redonda” vai ser alvo de muitas evocações. Naturalmente, a marca que em 2014 “herdou” o nome do modelo, será a primeira a fazê-lo.

Na longa lista de modelos inovadores que sempre marcaram a história da Citroën, a apresentação, em Outubro de 1955, no Salão de Paris, do DS 19 foi um dos momentos mais marcantes.

Foi o culminar de décadas de busca do que na Citroën se denominava o projeto VGD (Véhicule de Grande Diffusion).

Uma história, iniciada em 1938, por iniciativa do então director da Citroën, Pierre Boulanger, e continuada por Pierre Bercot, seu sucessor a partir de 1950.

Três homens estiveram particularmente envolvidos na concepção e desenvolvimento do revolucionário modelo. O primeiro, André Lefèbvre, engenheiro aeronáutico de formação, fervoroso defensor da tracção dianteira, bem como da aerodinâmica, da leveza e da centralização do peso. O segundo, Paul Magès, o criador do conceito hidráulico, que inventou a famosa suspensão hidropneumática, bem como a assistência hidráulica à direcção, à embraiagem e à travagem do DS. Por fim, Flaminio Bertoni, um talentoso estilista, escultor e pintor, e a sua equipa de designers, que deram ao DS as suas linhas revolucionárias e elegantes.

Na quinta-feira 6 de Outubro de 1955, o DS 19 foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Paris. Sob a majestosa abóbada do Grand Palais, a aparição deste automóvel, que ninguém tinha visto antes, suscitou simultaneamente espanto e admiração.

De tal modo que apenas no primeiro dia tinham sido feitas 12 mil encomendas, número que subiu para 80 mil no final do salão. Unidades que apenas começaram a ser produzidas, na fábrica de Quai de Javel, em Paris, no dia seguinte à apresentação…

Com constante alargamento e modernização da gama – a que, certamente, voltaremos ao longo do ano –, o Citroën DS foi fabricado até Abril de 1975, chegando ao fim desses 20 anos de vida com 1.456.115 unidades produzidas.

Ao longo da sua vida foi um pouco de tudo, de veículo de competição (foram históricas as suas vitórias no Rally de Monte Carlo) a automóvel presidencial, de estrela no Cinema a ícone da publicidade.

E sempre, com as suas constantes evoluções, um automóvel de vanguarda, cuja efeméride merece ser comemorada.


Foto: DS Direcção de Comunicação 

DS: 70 anos de um modelo que hoje é uma marca DS: 70 anos de um modelo que hoje é uma marca Reviewed by Auto Vintage on 23.1.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.