Mercedes-Benz W 196 R leiloado em Estugarda, Ferrari 250 LM em Paris e os restantes nove em Miami. Tudo ao longo de Fevereiro.
Não uma, mas três datas. A venda das 11 “jóias” do Indianapolis Motor Speedway Museum não ocorrerá num único leilão, mas sim em três sessões. No dia 1 de Fevereiro, em Estugarda. Dias depois em Paris. E, por fim, a 27 do mesmo mês, os restantes nove em Miami.
Já aqui demos conta, há uns meses (https://www.auto-vintage.net/2024/08/museu-de-indianapolis-leva-perolas.html) da venda dos 11 automóveis do Museu de Indianapolis.
Entretanto são conhecidos mais detalhes sobre a venda, que será repartida por três leilões.
O primeiro dos dados que não era conhecido à data do anúncio inicial é que o produto da venda não poderá reverter, ao contrário do que se pensava, para a manutenção do Museu, mas antes para compra de novos automóveis ou a manutenção dos que já detém.
E assim se compreende melhor o espírito de quem decidiu levar os 11 à venda: nenhum deles correu em Indianapolis e, no futuro, o dinheiro angariado destinar-se-á apenas a carros Indy.
Assim se compreende melhor a venda de “pérolas” como o “Flecha de Prata” Mercedes-Benz W 196 R, o chassis nº 9, de 1954, que foi utilizado em competição por Juan Manuel Fangio e por Stirling Moss.
A venda, agendada para 1 de Fevereiro, terá lugar no Mercedes-Benz Museum, o mesmo palco onde, há dois anos, o Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé, ao ser vendido por 135 milhões de euros, se tornou no automóvel mais caro de sempre.
Daqui a dois meses não se espera tanto, mas o Mercedes-Benz W 196 R está estimado em, pelo menos, 50 milhões de euros…
Reservado para Paris, para a véspera da abertura da Retromobile, está o Ferrari 250 LM vencedor da 24 Horas de Le Mans de 1965, tendo como pilotos Masten Gregory e Jochen Rindt, os dois homens contratados por Luigi Chinetti, que conseguiu ficar na história como o único privado a levar um Ferrari à vitória.
Oferecido ao Indianapolis Motor Speedway Museum pela própria Chineti Motors, há 54 anos, tem sido devidamente conservado, não surpreendendo, portanto, que o seu valor esteja estimado em pelo menos 25 milhões de euros.
Quanto às restantes nove “pérolas” – que vão, entre outros, de um Itala 120 HP, de 1907, o mais antigo, a um Benetton B191, de 1991, ex-Schumacher, o mais recente –, ficam “reservadas” para o evento promovido pela RM/Sotheby’s na Florida, o ModaMiami, que terá leilão a 27 e 28 de Fevereiro.
Foto: RM/Sotheby’s
No comments: