Fernando Almeida-António Bártolo regressaram a Brasil para novo triunfo.
Passados dois anos, duas duplas portuguesas voltaram a marcar no Rally Internacional, prova de Regularidade organizada pelo Classic Car Clube do Rio Grande do Sul. A participação nesta vigésima segunda edição da prova acabou por ser, uma vez mais, coroada com a vitória, entre os Contemporâneos, da dupla nacional Fernando Almeida-António Bártolo, que alinhou com um BMW 318 i, de 1994.
Fernando Almeida-António Bártolo e a dupla Agostinho Macedo-João Carvalho deslocaram-se à prova gaúcha a convite de uns amigos que fazem parte da direção do clube de Porto Alegre, alinhando com automóveis locais, os primeiros nos Contemporâneos III (de 1980 a 1994) e os segundos entre os Contemporâneos II, com um Alfa-Romeo 2000 GTV, de 1974.
Pontuável para o Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica, a prova contou com 39 equipas (para além de brasileiros e portugueses, também com argentinos e uruguaios), que percorreram mais de 450 quilómetros nas estradas da serra gaúcha, entre Gramado e Canela.
Toda a prova foi disputada sem o auxílio de aparelhos suplementares de medida, com longas classificativas (em média 20 quilómetros, sendo a mais extensa de 30km), com médias variáveis, desde 30 até aos 80km/h, apesar de serem efectuadas em estrada aberta e com muito trânsito.
O objectivo da participação foi fundamentalmente desfrutar do convívio e reencontrar amigos de outras participações. Apesar da pouca experiência dos participantes portugueses neste tipo de ralis fora da Europa, a dupla Fernando Almeida-António Bártolo acabou por juntar o útil ao agradável e chegou ao final como a menos penalizada entre os Contemporâneos III (categoria também denominada Clássica 3), averbando uma vitória que, pelo facto do Rally Internacional pontuar a dobrar para o Campeonato Brasileiro de Regularidade, ainda valeu à equipa o sexto lugar no Campeonato.
Sempre com a boa disposição, que era o principal objectivo da deslocação, Agostinho Macedo e João Carvalho terminaram na 6ª posição da Categoria Clássica 2.
No comments: