Rui Costa conquistou o Campeonato de Portugal de Velocidade de Clássicos pela margem mínima.
Realizada a última jornada dos Campeonatos Nacionais de Velocidade para automóveis de outros tempos, com seis corridas integradas no programa do Algarve Classic Festival, estão encontrados os campeões nacionais de 2024. Entre eles, nos Clássicos, Rui Costa, que venceu por… meio ponto.
Publicadas as contas finais pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e ao contrário do que é noticiado por várias fontes – inclusive no site da própria FPAK… –, o título nacional absoluto do Campeonato de Portugal de Velocidade de Clássicos (e também do H75) foi conquistado por Rui Costa, que somou 202 pontos face aos 201,5 de João Macedo Silva.
No Algarve, o piloto do Porsche preparado pela Garagem Aurora fez tudo o que podia para chegar ao título: assegurou a “pole” para a primeira corrida, venceu as duas “mangas” e em ambas fez a melhor volta.
Tudo isso, porém, não chegou para impedir que Rui Costa, no seu Ford Escort – ao somar um segundo e um quarto lugares – viesse a manter a liderança do Campeonato e, consequentemente, garantisse o título.
Ontem, com grande desportivismo, Macedo Silva escreveu na sua página de Facebook: “Perdemos o campeonato por meio ponto para o Rui Costa. Muitos parabéns Rui!!! Foi menos que um danoninho”.
Na atribuição dos outros três títulos absolutos não houve novidades.
Mesmo não pontuando no Algarve com o seu Citroën AX (mais uma vez Luís Alegria dominou as duas corridas), Luís Mendes garantiu o título dos 1300, Paulo Sousa levou o seu BMW à renovação do título entre os Legends e a dupla Bernardo Sá Nogueira-Joaquim Soares, entre os Super Legends, confirmou o favoritismo do Alfa Romeo 147 Cup.
Foto: ANPAC
No comments: