Edição deste ano arranca amanhã e prolonga-se até domingo.
A edição de 2024 do Goodwood Revival arranca amanhã. Ao longo do três dias, em espírito, uma figura dominará o programa: John Surtees, o único piloto que foi campeão do Mundo em duas e quatro rodas.
Desde que o Revival se iniciou e até à sua morte (a 10 de Março de 2017) John Surtees foi uma figura sempre presente.
O que até nem surpreende, uma vez que simpático piloto britânico teve em Goodwood alguns dos seus melhores momentos.
A escolha do nome de Surtees como a figura a homenagear tem também a vez com o facto de se celebrarem os 60 anos do seu título de Campeão do Mundo de Fórmula 1, conquistado ao volante de um Ferrari.
Mas, para além disso, Surtees será sempre uma figura história única do automobilismo de Goodwood.
Foi em Goodwood que testou pela primeira vez um automóvel, em 1959, e no ano seguinte foi neste mesmo circuito que se estreou em comptição nas quatro rodas, com um Cooper de Fórmula Junior, da equipa de Ken Tyrrell, na 39ª Reunião de Membros de Goodwood, em Março de 1960, corrida que terminou na segunda posição, logo atrás de Jim Clark.
Essa temporada de 1960 foi notável. Estreou-se na Fórmula 1, em Maio, e conquistou o seu primeiro pódio, com um segundo lugar no Grande Prémio de Inglaterra, em Julho. Pouco depois conseguiu a sua primeira pole-position num Grande Prémio: em Portugal, no mês de Agosto.
Em 1993, Surtees tornou-se patrocinador do primeiro Goodwood Festival of Speed, usando os seus muitos contactos para organizar as categorias de motos do evento e pilotando a sua Vincent 1952 na Goodwood Hillclimb.
Mais tarde, regressou às corridas durante as primeiras edições do Goodwood Revival.
“Como oito vezes campeão mundial (sete em motos e uma na F. 1) e o único homem a ganhar esta honra em duas e quatro rodas, John Surtees não foi apenas uma figura importante na história do Goodwood Motor Circuit, mas também desempenhou um grande papel na criação de nossos eventos modernos”, explica o Duque de Richmond.
“Ao lado de Stirling Moss, John foi patrono do Festival of Speed e esteve profundamente envolvido desde o início. Mais do que tudo, ele era um piloto excepcional e um grande amigo”.
No comments: