Um mistura explosiva: Ferrari-Shelby-Vitória

410 S que o piloto norte-americano levou ao triunfo em Palm Springs volta a ser leiloado.

Um Ferrari vencedor nas pistas, tendo como piloto Carrol Shelby, já se sabe que é sinónimo de muitos milhões. Há dois anos, um 410 S foi notícia em todo o mundo, ao ter sido vendido por 22 milhões de dólares. Quanto renderá agora um “irmão”, também conduzido por Shelby?

Construído em 1955, com carroçaria feita por Sergio Scaglietti, o modelo que a RM/Sotheby’s leva a leilão a Monterey é um velho conhecido do mercado.

Com o chassis 0592CM (iniciais de Carrera Messicana, pois foi pensado em servir como “arma” para a Carrera Panamericana, corrida que entretanto foi proibida em… 1955), foi entregue novo a Tony Parravano, o empresário napolitano naturalizado norte-americano, detentor de uma equipa que fazia correr nos EUA carros de origem italiana.

Foi com esse automóvel que Carrol Sheby alinhou, e venceu, na corrida realizada a 26 de Fevereiro de 1956, sendo que este foi o único triunfo do piloto (futuro preparador) norte-americano com esse carro, que a partir do meio do ano passou a alinhar com o 410 S (em boa verdade a denominação completa é Ferrari 410 Sport Speciale Spyder) vendido há dois anos (o chassis número 0598CM).

Voltando ao automóvel que agora vai ser colocado à venda, a primeira vez que surgiu num leilão foi em 1998, pela mão da SMC, tendo como valor 9,5 milhões de dólares.

Há 10 anos, através da Rock Cole Monterey Auction, voltou a ser levado a leilão, sendo comprado, por 23 milhões de dólares, pelo fundador da Victoria Secret, o conhecido coleccionador Leslie Wexner.

Ou seja: há 10 anos, Wexner pagou mais por este 410 S do que os celebrados 22 milhões do “irmão” vendido há dois anos.

Agora, segundo o catálogo da RM/Sotheby’s para Monterey não é apresentado como tendo um valor estimado. Mas tem um (modesto?) valor mínimo: 15 milhões de dólares!


Foto: RM/Sotheby’s

Um mistura explosiva: Ferrari-Shelby-Vitória Um mistura explosiva: Ferrari-Shelby-Vitória Reviewed by Auto Vintage on 31.7.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.