Fabricante chegou através de um anúncio de Imprensa, publicado faz hoje 95 anos.
Faz hoje 95 anos, a 9 de Julho de 1929, a Imprensa alemã publicava um anúncio de página na qual uma marca anunciava “Também fabricamos automóveis”. Foi assim que se apresentou a BMW, enquanto fabricante de veículos de quatro rodas.
Fundada a 7 de Março de 1916, com fabricante de aviões, terminada a I Guerra Mundial a então Bayerische Flugzeugwerke viu-se numa encruzilhada: era necessário fabricar outros produtos.
Primeiro bicicletas, depois apenas motores e ainda veículos motorizados de duas rodas, em 1922 assumiu a denominação Bayerische Motoren Werke, cujas iniciais correspondem a BMW.
No final dos Anos 20 do século passado, quando a Dixi-Werke – que fabricava na Alemanha a sua versão do Austin Seven – atravessava dificuldades, a BMW comprou a fábrica e os direitos de produção.
Começou então, em 1927, a ser fabricado o 3/15 HP DA1, que ainda não era o que a BMW pretendia do “seu” automóvel.
Este deveria ter uma carroçaria em aço, solução que só foi adoptada com o fabrico do BMW 3/15HP DA2 – e outras modificações, como uma carroçaria mais larga e sem estribos, mais espaço interior e maior conforto –, sendo que o final da denominação do modelo revela a sua história: DA de “Deutsche Ausführung” (em português, Versão Alemã) e 2 por ser o segundo modelo do Dixi BMW.
O primeiro exemplar deste novo modelo foi dado com concluído a 22 de Março de 1929, ou seja, quase quatro meses antes de iniciada a comercialização, anunciada a 9 de Julho.
Nesse dia, os alemães eram convidados a visitar o stand da marca, em Berlin, onde poderiam tomar contacto com o pequeno e simpático modelo, um Dixi com uma nova grelha do radiador, encimada pelo emblema da hélice.
Começava assim a história de um dos mais importantes fabricantes de automóveis dos dias de hoje.
Foto: Press BMW
No comments: