Exposição abriu hoje e prolonga-se até Janeiro do próximo ano.
Abriu hoje em Estugarda a exposição “Beyond Performance-50 Years of Porsche Turbo”. É a forma pela qual o Porsche Museum decidiu assinalar o meio século da adopção daquela solução nos automóveis da marca.
Até ao próximo dia 12 de Janeiro de 2025 o Turbo estará no centro do museu da Porsche em Zuffenhausen.
Entre outras peças, estão expostas a folha de especificações original do Porsche 911 Turbo apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 1973, um desenho técnico do Porsche Coupé da geração 930, um spoiler do Porsche 911 da geração 991 com aerodinâmica activa e um desenho do modelo do início da década de 1970.
Há também carros e peças mais pequenas que nunca foram vistas antes numa exposição e os fãs de tecnologia podem ver modelos em corte para visualizem a tecnologia Turbo.
Por exemplo, os visitantes podem maravilhar-se com uma vitrina de 13 metros de comprimento, para além de desenhos e fotografias, vários turbocompressores, uma válvula de derivação, refrigeradores de ar e um K-Jetronic.
Para experimentar tudo o que desejarem, os visitantes poderão assistir a filmes e explicações digitais em grandes ecrãs tácteis que cobrem o espaço.
Iris Haker, a curadora da exposição, afirma que “nesta mostra especial damos um rosto à ‘sensação Turbo’, em todas as linhas de modelos. Estamos a demonstrar a receita do Turbo para o sucesso, utilizando uma vasta gama de automóveis desportivos e não só, desde o ‘visual Turbo’ à turboalimentação”.
E acrescenta: “Depois de visitarem o Porsche Museum, espera-se que os fãs concordem que quando se fala em Turbo, quer-se dizer Porsche”.
Um dos primeiros automóveis que aguardam os visitantes é um modelo especial e único: o primeiro 911 Turbo, um presente oferecido a Louise Piëch no seu 70º aniversário.
Foi a 29 de Agosto de 1974 que a irmã de Ferry Porsche foi presenteada com esse automóvel único, que tinha uma carroçaria estreita e um motor de 2,7 litros. Na traseira do desportivo apenas a denominação “Carrera” em vez de “Turbo”, que viria a distinguir os automóveis de produção em série subsequentes.
Foto: Porsche Newsroom
No comments: