Construído 90 anos após ter sido projectado


Auto Union Type 52 foi vedeta no Goodwood Festival of Speed.


Não sabemos se deverá ser chamado de Clássico. É verdade que foi projectado (por Ferdinand Porsche) em 1934, mas só agora foi construído. Por iniciativa da Audi Tradition, que o levou até ao Goodwood Festival of Speed. É o Auto Union Type 52, que deveria ter sido o primeiro supercarro de estrada.

Praticamente todos os que se interessam por automóveis de outros tempos conhecem os Flechas de Prata da Auto Union, os revolucionários carros de Grand Prix dos anos 30 do século passado.

Muito menos conhecida era a existência de planos da fabricante alemã para construir uma versão de estrada com motor de 16 cilindros: o Auto Union Type 52 que, na época, não saiu do papel.

Agora, mais de 90 anos depois, a Audi Tradition decidiu construiu esse supercarro – internamente conhecido como “Schnellsportwagen” (Carro Desportivo Veloz).

O modelo foi apresentado ao público no Goodwood Festival of Speed, no último fim-de-semana, transformando-se de imediato numa vedeta.

Recuando no tempo, para contar toda a história: a Auto Union AG foi formada em 1932 pela fusão da Audi, DKW, Horch e Wanderer (daí os quatro anéis do seu logotipo, usado até hoje pela Audi). Um ano mais tarde, a Auto Union encomendou ao gabinete de Ferdinand Porsche o projecto de um carro de GP. Assim nasceu o Auto Union Typ A, pioneiro carro de corridas com motor central, padrão adotado até hoje na Fórmula 1.

Até ao início da II Guerra Mundial, em 1939, a Auto Union estabeleceria diversos recordes mundiais com seus carros de GP (tipos A, B, C e D), vencendo inúmeras provas, três campeonatos alemães e o Campeonato Europeu de 1936.

O que durante muito tempo se desconheceu foi que, enquanto os carros de Grand Prix eram desenvolvidos, a Auto Union e o escritório de Ferdinand Porsche planeavam criar também um desportivo de estrada, com carroçaria fechada.

A ideia era construir um automóvel que fosse vendido a clientes que quisessem participar em provas de longa distância, como as Mille Miglia, ou corridas de resistência para carros de Turismo em Spa-Francorchamps ou Le Mans.

Já no final de 1933, a equipa de Ferdinand Porsche desenhou os primeiros esboços do Type 52, que tomaram forma mais concreta em 1934.

Os projectistas decidiram construir um carro de testes, mas até onde se sabe, isso nunca se concretizou.

Passadas nove décadas, a Audi Tradition decidiu concretizar o projecto do Auto Union Type 52, tendo por base os planos e esboços do modelo, que foram preservados até hoje.

A construção do carro foi encomendado à Crosthwaite & Gardiner, especialista em fabricar peças e fazer a manutenção de carros de corrida antigos. Esta empresa britânica já havia restaurado/reconstruído os Auto Union de GP para a colecção de veículos históricos da Audi.

Após anos de trabalho, o Type 52 ficou pronto.

Com mais de cinco metros de comprimento, o Schnellsportwagen causa forte impacto: a sua silhueta alongada reflete os conhecimentos aerodinâmicos dos anos 30.

Ao contrário dos monolugares de Grand Prix, o Type 52 tem uma carroçaria fechada e lugar para bagagem, além de faróis e outros elementos necessários para circular em estrada.

Com três lugares, o volante é central, com o condutor ladeado por dois bancos, colocados ligeiramente mais a trás.

Com um peso total de 1.300 quilos, o motor é V16 de seis litros e a caixa é de cinco velocidades. Já a suspensão foi desenhada especificamente para o Type 52, com barras de torção e amortecedores hidráulicos.

Segundo se soube agora, o Type 52 já estava pronto nas oficinas da Crosthwaite & Gardiner desde o ano passado, mas só agora fez sua estreia diante dos olhos do público, no Goodwood Festival of Speed.

A honra de conduzi-lo coube ao recordista de Le Mans Tom Kristensen e ao experiente Hans-Joachim Stuck, duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e filho de Hans Stuck (1900-1978), um dos mais célebres pilotos dos Flecha de Prata.






Fotos: Audi AG 

Construído 90 anos após ter sido projectado Construído 90 anos após ter sido projectado Reviewed by Auto Vintage on 17.7.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.