O mais antigo dos Lamborghini existentes regressou a Genebra.
O primeiro Lamborghini foi apresentado há 60 anos e, para assinalar a data, o Polo Storico da marca levou o mais antigo dos exemplares existentes até à cidade que lhe serviu de berço, Genebra.
No passado dia 12 demos aqui conta (https://www.auto-vintage.net/2024/03/um-dia-abencoado-na-historia-do.html) dos 60 anos da apresentação do primeiro dos automóveis Lamborghini de série, o 350 GT. Hoje voltamos ao tema, pois o Polo Storico levou até Genebra aquele que é hoje o mais antigo dos Lamborghini existentes.
Na verdade, não se trata do exemplar que esteve exposto no stand da Lamborghini no Salão de 1964. Esse, o chassis #101, pintado em Verde Genebra Metalizado, com interior branco, há muito que não existe.
Utilizado, após o Salão, como unidade de testes, para desenvolvimento do modelo de produção, acabou destruído… quando se encontrava parado num semáforo.
Mais sorte teve o chassis número dois, aquele que agora foi levado até Genebra.
Dado como pronto, em Sant’Agata Bolognese, a 15 de Agosto de 1964, curiosamente, foi entregue novo a um cliente… de Genebra.
Totalmente restaurado e certificado pelo Lamborghini Polo Storico, continua a estar pintado em cinzento metalizado com interior em vermelho.
Apesar das suas seis décadas, o 350 GT continua chamar as atenções de quem o vê, com a sua carroçaria Touring em alumínio, assente num chassis tubular criado pelo então jovem engenheiro Giampaolo Dallara e movido por um V12 de 3,5 litros, que debita 320 cavalos, concebido por Giotto Bizzarrini e adaptado para o uso em estrada por Paolo Stanzani.
Foto: Lamborghini Media
No comments: