Ao longo de 57 anos de história (e 18 proprietários) já mudou de cor por seis vezes.
O chassis P/1069 do Ford GT vai a leilão no início do próximo mês em Amelia Island. Trata-se de um nosso “velho conhecido”, que tem um história muito colorida. Literalmente, uma vez que já mudou de cor por seis vezes.
Em Outubro passado falámos aqui do P/1069 (https://www.auto-vintage.net/2023/10/um-ford-gt40-de-67-que-e-uma-raridade.html), quando demos conta que se encontrava à venda no site da Fiskens.
Agora volta à ribalta pela mão da Broad Arrow, sendo, aliás, a “estrela” do leilão que a casa do Grupo Hagerty levará a cabo em Amelia Island.
Um dos poucos “road cars” fabricados tem um valor estimado entre quatro e cinco milhões de dólares, o que até nem é muito, uma vez que há semanas um outro foi leiloado pela Mecum, por quase sete milhões de dólares.
Mas, voltemos à história do P/1069.
Teve como cor original o azul Opalescent Silver Blue, como era solicitado pela encomenda do “Promotion and Disposal Program” da Ford.
Depois, ao ter sido emprestado à Scuderia Filipinetti, para ser exposto no Salão de Genebra de 1967, achou-se que era conveniente dar um ar mais distintivo e, então, mudou pela primeira vez de cor, passando a ser verde (Metallic Borneo Green).
No início de 1968 regressou à Grã-Bretanha, onde cumpriu a sua função de carro de Imprensa, sendo alvo de testes publicados pelas principais revistas da especialidade.
Com nova aparição no Salão de Genebra de 1969, após o evento foi comprado pelo coleccionador britânico Anthony Bamford, que o mandou pintar de amarelo.
Mudando de proprietário por cinco vezes no espaço de três anos, a dada altura desse período foi pintado em verde escuro.
Em 1972, um jovem que o acabara de comprar, teve um princípio de incêndio, que o levou a vender o GT40 de imediato.
O novo comprador restaurou-o e… pintou-o de amarelo.
Em 1999 foi vendido para os Estados Unidos – comprado pelo coleccionador Barney Hallingby –, regressando à Grã-Bretanha pouco depois, no âmbito de uma troca, para comprar um Aston Martin DB4 GT Zagato.
Passando, mais uma vez, por vários proprietários, apareceu no Goodwood Revival de 2012 e de 2013, ainda pintado de amarelo.
Há cerca de uma década, o actual proprietário decidiu devolver-lhe a cor original, apresentando-se agora para venda no Opalescent Silver Blue, que, recorde-se, foi a sua cor original.
Foto: Broad Arrow
No comments: