Opel: há 125 anos a fabricar automóveis


Em 1899 o fabricante de bicicletas e máquina de costura comprou a Motorwagenfabrik (fábrica de automóveis) de Friedrich Lutzmann.


Volvidos 125 anos e depois de produzidos mais de 75 milhões de automóveis, a Opel está de parabéns. No próximo domingo passam 125 anos sobre o dia em que o até então fabricante de bicicletas e máquina de costura comprou a Motorwagenfabrik (fábrica de automóveis) de Friedrich Lutzmann.

Foi a 21 de Janeiro de 1899 que Wilhelm Opel, filho do fundador da empresa, Adam Opel, assinou um contrato com o serralheiro Friedrich Lutzmann para comprar a sua Motorwagenfabrik (fábrica de automóveis), facto que marcou o início da produção de automóveis na Opel. Marcou, também, o arranque de uma nova era que viria a fazer história muito para além de Rüsselsheim. Até então uma bem-sucedida fabricante de máquinas de costura e de bicicletas, a Opel aventurava-se num território desconhecido para a empresa.

Na verdade, a história da Opel começou em 1862, quando Adam Opel construiu a sua primeira máquina de costura, em Rüsselsheim, lançando assim as bases da empresa. A Opel tornou-se rapidamente num dos maiores fabricantes de máquinas de costura da Alemanha e exportava para toda a Europa.

Com as bicicletas, a Opel conquistou a sua segunda base de sucesso. Aliás, nos Anos 20 do século passado – já paralelamente à actividade automóvel –, a Opel tornou-se o

maior fabricante de bicicletas do mundo, um sucesso pelo qual foram responsáveis os filhos do fundador da empresa, entretanto falecido.

Foram também eles que procederam às mudanças fundamentais na Opel para a sua passagem para os transportes motorizados. Devido ao declínio do negócio das bicicletas na década de 1890, os irmãos Opel estavam à procura de novos produtos e descobriram o automóvel.

Em 1897, Fritz e Wilhelm Opel visitaram o primeiro Salão Automóvel da Alemanha, em Berlim, onde conheceram Friedrich Lutzmann. O mestre serralheiro produzia automóveis desde 1894 e, por conseguinte, tinha a experiência que os irmãos Opel procuravam.

Convidou os irmãos Opel a visitarem a sua fábrica em Dessau, onde Fritz e Wilhelm reconheceram imediatamente o potencial de fabrico de automóveis que Lutzmann lhes oferecia.

Inicialmente, todos os envolvidos tinham em mente apenas uma cooperação, mas os irmãos Opel acabaram por fazer a Lutzmann uma atraente oferta pela totalidade das instalações de produção, incluindo o terreno, o edifício e o equipamento da fábrica.

A 21 de Janeiro de 1899, Wilhelm Opel e Friedrich Lutzmann assinaram o contrato pelo qual a fábrica de Lutzmann passou a ser propriedade da Opel.

Toda a empresa, incluindo os empregados e a maquinaria, foi transferida de Dessau para a sede da Opel em Rüsselsheim. O próprio Lutzmann foi nomeado Director de Vendas da nova Adam Opel Motorfahrzeug-Fabrik.

A aquisição da produção e das patentes permitiu à Opel ganhar imediatamente anos de experiência na produção de veículos automóveis. A partir de então, Lutzmann e alguns funcionários seleccionados, provenientes da produção de bicicletas da Opel, passaram a fabricar automóveis com a designação Opel.

Não tardou muito até que os primeiros anúncios dos novos modelos viessem a surgir, anunciando: “Os automóveis Opel são os melhores”.

Em breve começava a comercialização do Opel Patentmotorwagen-System Lutzmann, do qual, até 1902, 

vieram a ser fabricadas 65 unidades.







Fotos: Opel Media Info 

Opel: há 125 anos a fabricar automóveis Opel: há 125 anos a fabricar automóveis Reviewed by Auto Vintage on 19.1.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.