Ferrari 365 GTB/4 Daytona do músico é uma das estrelas do encerramento do ano da leiloeira.
Dias depois da RM/Sotheby’s ter encerrado o seu calendário na sua sede de Nova Iorque, depois de amanhã, em Londres, é a vez da Bonhams também finalizar o ano. Com a tradicional Bond Street Sale, que tem num Ferrari 365 GTB/4 Daytona uma das estrelas.
Com um catálogo de 31 automóveis, que cobre mais de 100 anos da indústria, a maioria da oferta são automóveis de fabrico britânico, sendo que, aliás, mais metade dos que vão a leilão são modelos da Aston Martin.
Entre tantos ingleses, a presença do Ferrari 365 GTB/4 Daytona, de volante à direita, destaca-se pelo seu histórico de proprietários, entre os quais Eric Clapton, numa altura da vida em que o músico norte-americano tinha uma boa colecção da Ferrari.
Estamos a falar dos anos 90, uma vez que Clapton apenas comprou o Daytona a 21 de Fevereiro de 1990, mantendo-o na sua garagem durante 12 anos.
Mas o guitarrista não foi a única personalidade conhecida a deter este Daytona.
Tendo saído de Maranello em 1970, pintado em “Argento Auteuil”, com interior em “Blu Scuro”, seguiu para a Grã-Bretanha, para a Maranello Concessionaires Ltd, que o matriculou, a 9 de Dezembro de 1970.
Recebeu a matrícula "EPF 24J" e serviu por um tempo como veículo de demonstração, antes de ingressar na garagem do seu primeiro proprietário, um cidadão de Essex.
A 13 de Abril de 1972 foi comprado por Lord Alexander Hesketh, que contava então apenas 21 anos. Lord Hesketh – que, anos mais tarde, viria a criar a sua equipa de Fórmula 1, a Hesketh Racing, que lançaria o futuro campeão mundial britânico James Hunt –, manteve o Daytona durante dez anos.
Depois disso seguiu para o Japão, regressando ao Reino Unido em 1988, ano em que foi alvo de um restauro completo, mudando então de cor, para o actual "Grigio Scuro”.
Segundo a Bonhams, deverá ser vendido por um valor entre 450 e 550 mil libras (ou seja, em euros, de 526.000 e 640.000).
Foto: Bonhams
No comments: