Catálogo da RM/Sotheby’s para o leilão de Munique (depois de amanhã) com maioria de modelos germânicos.
Com 72 automóveis em catálogo (quatro, entretanto, foram retirados da venda), a RM/Sotheby’s regressa no próximo sábado ao Motorworld de Munique para o seu leilão anual na Baviera. Seguindo a máxima “em Roma sê romano”, a maioria doa automóveis são de origem germânica, destacando-se um Mercedes-Benz 230 SL utilizado pela fábrica para o desenvolvimento do Pagode.
Não é comum encontrar-se um Mercedes-Benz Pagode pintado de origem num berrante laranja, com o interior em azul turquesa. E, no entanto, foi assim que nasceu (e se mantém até hoje) este que é um dos modelos de pré-produção do Mercedes W113.
Trata-se de um exemplar inicialmente reservado para a própria marca e confiado, para uso diário, ao professor Fritz Nallinger, nada menos do que, ao tempo, o director técnico da marca e o homem que apresentou o Pagode no Salão de Genebra de 1963.
A pedido de Nallinger, foi equipado de origem com transmissão automática e direcção assistida, que ainda não estavam disponíveis para o mercado.
Conduzindo o inovador SL durante muitos quilómetros, Nallinger documentou meticulosamente os pontos fortes e fracos do Pagode, cuja produção duraria até 1971.
Matriculado originalmente em nome da Daimler-Benz AG – recebendo a matrícula “S-RV 439” a 11 de Junho de 1963 –, denominado na fábrica como o “carro de testes nº 8”, não foi revelado como chegou a mãos privadas, sendo que agora está avaliado entre 220 e 300 mil euros.
Um preço em linha com os restantes automóveis do catálogo de Munique, no qual há muitos modelos que subirão ao palco sem preço de reserva. Aqueles que têm preço mínimo são… muito caros.
Foto: RM/Sotheby’s
No comments: