Foi o carro de Imprensa dos anos 60, uma versão de estrada do “monstro” norte-americano.
Sempre que um dos Ford GT40 originais aparece à venda é notícia. No total, a Ford, nos anos 60, construiu cerca de 100 GT40 e do MK1, como é este o caso, apenas 31. Trata-se do chassis P/1069, um dos mais conhecidos de todos, pois era o carro de Imprensa, que apareceu em quase todas as publicações da época, como uma versão de estrada do carro de corrida.
Saiu de fábrica pintado em Opalescent Silver Blue (cor que recuperou recentemente), equipado com jantes raiadas Borrani. O motor era um V8 289 (4,7 litros), com quatro carburadores Weber, vindo a receber a matrícula “AHK 940F”, que mantém até hoje.
Emprestado pela Ford à Scuderia Filipinetti, para ser exposto no Salão de Genebra de 1967, seguiu depois para Inglaterra, onde entrou ao serviço como carro de Imprensa.
Apareceu em diversas revistas e, em 1969, foi exposto mais uma vez no Salão Automóvel de Genebra. Depois, em 1971, foi vendido a um coleccionador particular, que o mandou pintar de amarelo, cor que ainda apresentava em 2021, quando a Fiskens (que o está a comercializar, sem anunciar o preço) o mostrou no Goodwood Revival desse ano.
Totalmente restaurado e apesar de ter tido vários donos, e muito uso durante toda a sua vida, é uma testemunha da glória dos GT40 dos anos 60 e, certamente, o seu preço deverá ser na casa dos (muitos) milhões.
Foto: Fiskens
No comments: