Apesar da oposição de Pedro Bastos Rezende, Jordi Puig venceu as duas corridas do Historic Endurance.
O Iberian Historic Endurance regressou ao exigente e apelativo Circuito de Jerez-Ángel Nieto para proporcionar duas corridas de elevado interesse e espectacularidade na 4ª edição do Jerez Historic Festival. Duas corridas e, em ambas, um único vencedor: Jordi Puig, em Ford GT40, que teve em Pedro Bastos Rezende o principal opositor.
Depois da pole-position, o experiente piloto espanhol Jordi Puig liderou quase toda a corrida de sábado, apenas perdendo a dianteira da corrida no período da paragem obrigatória nas boxes. Os Porsche 911 3.0 RS preparados pela Garagem Aurora, da dupla Bruno Santos-Cláudio Vieira e de Pedro Bastos Rezende rodaram por esta ordem até que Bastos Rezende saltou para a primeira posição.
Esta foi, porém, uma liderança curta, pois o Ford GT40 azul só precisou de meia volta para recuperar a primeira posição e avançar para o triunfo na classe GTP, em que o Ford GT40 de Paulo Lima foi o segundo classificado, ao passo que o piloto do Porsche ficou com a vitória da classe H-1976, claramente à frente da dupla adversária.
Já no domingo, apesar da ameaça de chuva e de ventos fortes, a segunda corrida do Historic Endurance disputou-se com o piso seco, para agrado da maioria dos pilotos.
Jordi Puig saiu disparado para o comando da corrida, mas desta vez viu-se perseguido por David Methley, o vencedor da corrida de sábado da classe H-1965.
O inglês do AC Cobra parecia capaz de acompanhar o favorito Ford GT40, mas um problema mecânico forçou-o a abandonar ainda na segunda volta.
Bastos Rezende e a dupla Bruno Santos-Cláudio Vieira voltaram a envolver-se numa animada batalha pelas honras da classe H-76, mas o piloto luso-espanhol repetiu o triunfo da primeira corrida.
Justin Maeers e Charlie Martin foram os quartos a ver a bandeira de xadrez, mas após uma penalização aplicada a Paulo Lima, subiram a terceiro da classificação e segundos da categoria GTP , com o seu Cooper Monaco T49.
Depois desta visita à Andaluzia, o Historic Endurance despede-se da temporada de 2023 no Autódromo do Estoril do Estoril, quando, no primeiro fim-de-semana de Dezembro, se realizar o Estoril Endurance Festival, um evento que aglomera a prova de final de temporada da competição e ainda os reavivados 500 km do Estoril para viaturas modernas.
Foto: Race Ready
No comments: