Toyota 2000 GT “português” vendido em Goodwood

Entregue novo em Moçambique, veio para Espinho nos Anos 70, seguindo para Inglaterra no início deste século. Agora foi arrematado por 928 mil euros.


No leilão que a Bonhams realizou em Goodwood, no âmbito do Revival, o Martini-Porsche 911 Carrera RSR, estrela do catálogo, ficou sem comprador. Ao contrário, o “campeão” da venda foi um Toyota 2000 GT… que durante mais de quatro décadas foi português.

Esta é, no mínimo, a terceira vez que a Auto Vintage fala do Toyota 2000 GT de chassis nº 10129, aquele que agora foi vendido em Goodwood por 799.000 libras, ou seja, cerca de 928.000 euros, valor que passa a ser um novo recorde para o modelo de série.

Como foi amplamente contada na edição nº 64 da Auto Vintage, num aprofundado artigo de Pedro Santos Silva, a história deste exemplar do exclusivo GT nipónico – 351 unidades produzidas, na fábrica da… Yamaha – começa em Portugal na então colónia de Moçambique.

Oferecido pela Toyota Motor Corporation aos irmãos Sá, proprietários do importador da marca para aquele território – a União Comercial de Lourenço Marques, que recebeu dois exemplares, um branco, agora vendido, e outro vermelho (chassis 10128, que hoje está nos Estados Unidos) – o chassis 10129, dado como pronto no dia 15 de Novembro de 1967, foi vendido ainda em Moçambique a um médico, que após a descolonização o trouxe para a cidade de Espinho.

Ali esteve até ao falecimento do proprietário, após o que, segundo conta a própria Bonhams, foi vendido a um coleccionador português, que posteriormente, pela mão de Joaquim Bessa, o vendeu para Inglaterra.

Embora em título a Bonhams diga que o Toyota só chegou ao Reino Unido em 2012, no texto descritivo corrige essa data para 2011, o que é correcto, uma vez que a primeira vez que dele falámos na Auto Vintage foi em Setembro de 2011, quando o vimos exposto (ainda com a matrícula “ZE-17-53”) na evocação do Earls Court Motor Show, realizada em… Goodwood.

Restaurado completamente logo a seguir – também segundo a leiloeira, sem muito trabalho, dado o seu bom estado de conservação – foi exposto, novamente no Goodwood Revival, agora de 2012, no espaço da Toyota.

Semanas mais tarde, a 22 de Outubro de 2012, foi comprado pela pessoa que agora o confiou à Bonhams para uma venda recorde.





Toyota 2000 GT “português” vendido em Goodwood Toyota 2000 GT “português” vendido em Goodwood Reviewed by Auto Vintage on 13.9.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.