Entregue novo em Moçambique, veio para Espinho nos Anos 70, seguindo para Inglaterra no início deste século. Agora foi arrematado por 928 mil euros.
No leilão que a Bonhams realizou em Goodwood, no âmbito do Revival, o Martini-Porsche 911 Carrera RSR, estrela do catálogo, ficou sem comprador. Ao contrário, o “campeão” da venda foi um Toyota 2000 GT… que durante mais de quatro décadas foi português.
Esta é, no mínimo, a terceira vez que a Auto Vintage fala do Toyota 2000 GT de chassis nº 10129, aquele que agora foi vendido em Goodwood por 799.000 libras, ou seja, cerca de 928.000 euros, valor que passa a ser um novo recorde para o modelo de série.
Como foi amplamente contada na edição nº 64 da Auto Vintage, num aprofundado artigo de Pedro Santos Silva, a história deste exemplar do exclusivo GT nipónico – 351 unidades produzidas, na fábrica da… Yamaha – começa em Portugal na então colónia de Moçambique.
Oferecido pela Toyota Motor Corporation aos irmãos Sá, proprietários do importador da marca para aquele território – a União Comercial de Lourenço Marques, que recebeu dois exemplares, um branco, agora vendido, e outro vermelho (chassis 10128, que hoje está nos Estados Unidos) – o chassis 10129, dado como pronto no dia 15 de Novembro de 1967, foi vendido ainda em Moçambique a um médico, que após a descolonização o trouxe para a cidade de Espinho.
Ali esteve até ao falecimento do proprietário, após o que, segundo conta a própria Bonhams, foi vendido a um coleccionador português, que posteriormente, pela mão de Joaquim Bessa, o vendeu para Inglaterra.
Embora em título a Bonhams diga que o Toyota só chegou ao Reino Unido em 2012, no texto descritivo corrige essa data para 2011, o que é correcto, uma vez que a primeira vez que dele falámos na Auto Vintage foi em Setembro de 2011, quando o vimos exposto (ainda com a matrícula “ZE-17-53”) na evocação do Earls Court Motor Show, realizada em… Goodwood.
Restaurado completamente logo a seguir – também segundo a leiloeira, sem muito trabalho, dado o seu bom estado de conservação – foi exposto, novamente no Goodwood Revival, agora de 2012, no espaço da Toyota.
Semanas mais tarde, a 22 de Outubro de 2012, foi comprado pela pessoa que agora o confiou à Bonhams para uma venda recorde.
No comments: