Um par de Jaguar E-Type que prometem recordes


Não faltam raridades no rico catálogo da Gooding & Company para o Concours of Elegance.


A norte-americana Gooding & Company é a leiloeira oficial do Concours of Elegance de Hampton Court, que decorre de amanhã e até domingo. O catálogo da Elegância é fabuloso, mas o do leilão não é menos. E, dentro dele, chamam à atenção um par de Jaguar E-Type, que prometem vir a ser recordistas do modelo.

Não sendo os automóveis de maior valor estimado – antes das licitações, o “primeiro lugar” é ocupado pelo Ferrari 166 MM/53 Spider, ex-Profirio Rubirosa, avaliado em três milhões de libras – os dois Jaguar E, um Coupé e um Roadster, poderão ultrapassar o recorde para o modelo, estabelecido em 2018, quando um foi vendido por 720 mil dólares, valor que se estima corresponder hoje a 662 mil euros.

Tendo aquele máximo sido conseguido por um dos 20 primeiros Coupé fabricados (o nº 10), tem menos qualidades do que os modelos agora propostos.

O mais valioso é nada menos do que o primeiro Coupé de volante à direita a ter sido fabricado, com o chassis nº 860001, que foi dado como pronto no dia 10 de Junho de 1961.

Inicialmente reservado como automóvel de demonstração, acabou por ser vendido, sendo que esse primeiro proprietário é o único que não é conhecido.

Depois passou por mais quatro proprietários, sendo que o último, que agora o colocou à venda, o restaurou por completo, recuperando, inclusive, a sua matrícula original, “1 VHP”, sendo que antes disso teve temporariamente a matrícula “480 HYT”.

Tendo como base de licitação o meio milhão de libras, a Gooding & Co. estima que possa vir a ser arrematado por mais de um milhão, ou seja, mais de 1.167.550 euros.

Já o “irmão” Roadster, também de volante à direita (chassis nº 850004), tem a particularidade de ser o primeiro E-Type que foi comercializado, apesar de ter sido o quarto a ter sido fabricado.

Segundo a leiloeira, foi vendido, em 1961, ao antigo director desportivo da Jaguar, Frank “Lofty” England, o principal obreiro das vitórias da Jaguar em Le Mans nos anos 50.

Com mais cinco proprietários daí para cá, está na mesma garagem desde 2002, ano em que foi submetido a um restauro completo.

Sobe ao palco do leilão com uma base de licitação de 450 mil libras, mas a leiloeira espera que também possa vir a ultrapassar o milhão.

Aproveite o vídeo da Gooding & Company para ver estas duas máquinas únicas a rodar.


Foto e vídeo: Gooding & Company 

Um par de Jaguar E-Type que prometem recordes Um par de Jaguar E-Type que prometem recordes Reviewed by Auto Vintage on 31.8.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.