Mercedes-Benz 540K (comparado no ano passado nos leilões de Monterey) garantiu agora o título de “Best of Show”.
Há exactamente um ano, foi comprado por cerca de 10 milhões de dólares. Doze meses volvidos, com “cara lavada”, o Mercedes-Benz 540K Special Roadster, de 1937, agora de Jim Patterson, conquistou o título de “Best of Show” no Concurso de Elegância de Pebble Beach de 2023.
Os de melhor memória lembrar-se-ão que, há um ano, os leilões de Monterey de 2022 ficaram marcados pela inusitada presença de 12 exemplares do Mercedes-Benz 500/540K.
Então, um deles, um 540K Special Roadster, foi licitado por praticamente dez milhões de dólares (mais exactamente 9.905.000), um recorde para o modelo.
O comprador, soube-se mais tarde, foi Jim Patterson, dono da Patterson Collection, de Louisville, no Kentuky, cuja equipa, nos últimos meses, “refrescou” a “pérola” então comprada.
Desmontado e reconstruído sem ter sido necessário, nas palavras de Patterson, “adquirir ou fabricar qualquer peça”. “Ele encontrava-se praticamente virgem (ndr. quando foi levado a leilão foi anunciado que nunca tinha sido restaurado), apenas com 13 mil milhas percorridas”.
Ao longo deste ano, portanto, a equipa de Patterson (que já tinha conquistado o título de “Best of Show de Pebble Beach por duas veses) “limitou-se” a devolver ao Mercedes a sua cor original – preto, sendo que no ano passado se apresentou a leilão pintado em grená – e a retirar-lhe dois faróis suplementares que estavam montados ao nível do pára-brisas.
Supondo-se que só foram construídos três exemplares com características idênticas e que este é o único sobrevivente, contámos aqui, há um ano, a fabulosa história deste automóvel, que agora relembramos.
Fabricado por encomenda do rei do Zahir Shah do Afeganistão e entregue “em mão” em Kabul, pouco depois o monarca entendeu que o automóvel estaria mais seguro na Embaixada do Afeganistão em Paris, onde permaneceu durante anos.
Oferecido pelo monarca a um genro, que o levou para Inglaterra, veio a ser vendido por mais três vezes, nunca através de um leilão, como veio a acontecer no ano passado.
Com esta vitória de um Mercedes-Benz em Pebble Beach a marca germânica passou a somar 10 triunfos (mais um do que a Bugatti), sendo que o anterior foi conquistado, em 2021, por um… 540K. Na circunstância um Autobahn Kurier, de 1938, que terá estado na origem da “febre” dos 500/540K.
Foto: Pebble Beach Concours
No comments: