Comprador no leilão da Bonhams levou para casa um chassis e carroçaria e dezenas de caixas de peças.
Dois Aston Martin DB5, de 1964, constavam do catálogo da Bonhams no leilão que levou a cabo à margem do Goodwood Festival of Speed. Um, em bom estado, foi vendido por 625.400 libras (cerca de 723 mil euros). O outro por “apenas” 326.600 libras (377,5 mil euros). Só que está completamente… desmontado.
Aquele que é o modelo da Aston Martin mais icónico do personagem James Bond – à “boleia” desse facto e num leilão da Christie’s, com fins beneficentes, um DB5 com a configuração de 007 foi vendido no ano passado por 2.922.00 libras (cerca de 3,4 milhões de euros) – continua a ser a paixão de muitos aficionados.
No catálogo da Bonhams para Goodwood na apresentação do lote nº 270 fazia-se apelo a esse facto, mas não se escondia (nem um pouco…) o estado em que se encontra.
Fabricado em 1964 e inicialmente não comercializado, por ter ficado ao serviço do Departamento de Vendas da marca, este DB5 teve dois proprietários britânicos, antes de, em 1967, ter sido comprado por um cidadão alemão.
Não o utilizando muito – circulava com uma matrícula vermelha, nunca o chegando a registar na Alemanha –, não gostava da cor original e, por esse motivo, mandou-o pintar.
O trabalho não ficou ao gosto do proprietário, que de seguida tomou uma decisão radical: mandar desmontar e restaurar todo o automóvel.
Escolheu, então, uma oficina na cidade de Erding, que empreendeu o trabalho… até abrir falência.
Todo o DB5 estava desmontado e foi nesse estado que foi devolvido ao seu proprietário.
Desgostoso com a situação, que além do mais lhe custou muito dinheiro, foi assim que o Aston ficou durante décadas. E foi assim que chegou ao leilão de Goodwood.
Com um carroçaria e um chassis, ainda por restaurar, dezenas de caixas e caixotes de peças, com componentes, como o motor (cujo número não é o que originalmente correspondia a este chassis), totalmente desmontados.
Quem o comprou terá pela frente um longo e caro restauro, que provavelmente levará o custo final muito para além do valor “normal” do mercado, onde se situou o outro DB5 do leilão.
Fotos: Bonhams
No comments: