Participantes serão divididos em duas grelhas, em função do ano de fabrico dos automóveis.
Passam hoje 85 anos sobre a vitória no Grande Prémio de Pau de René Dreyfus, ao volante de um Delahaye 145, face a Rudolf Caracciolla, aos comandos de um Mercedes W154. Uma boa data para anunciar como será este ano a passagem do Historic Endurance pelas ruas da cidade dos Pirinéus Atlânticos.
Inspirado no Grande Prémio do Mónaco e criado em 1933, o G.P. de Pau – herdeiro do mais antigo G.P. du Sud-Oest – não se realizou no ano seguinte e apena em 1935 regressou, com um percurso citadino idêntico ao que chegou até hoje.
Hoje com continuidade através do Grand Prix de Pau Historique, a prova dos Pirinéus sempre foi das mais apreciadas pelos participantes no Historic Endurance, algo que se repetirá este ano, face ao elevado volume de inscrições.
Esse facto e um desafio que a organização colocou à Race Ready – promotora do Historic Endurance – ditou a novidade deste ano: duas grelhas e quatro corridas, de 45 minutos cada.
Esta formula é também uma evocação de um momento importante da história das corridas na cidade pirenaica: as 3 Heures Internationales de Pau.
Organizadas pela Association Sportive de l'Automobile-Club Basco-Béarnais, no fim-de-semana de Páscoa de 1958, as 3 Heures Internationales de Pau foram uma série de três corridas reservadas a viaturas de Grande Turismo, divididas por grelhas delimitadas pela cilindrada.
Agora, o que se propõe fazer o Historic Endurance é diferente: os dois “plateaux” serão determinados pelo ano de fabrico dos carros, com a primeira grelha reservada a modelos de fabrico entre 1955 e 1965 e a segunda para automóveis de 1966 a 1976.
Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, explicou como se chegou à fórmula escolhida para este ano:
“Os responsáveis do circuito tinham-me desafiado para refazer a prova de Pau com três horas de duração. No entanto, devido às dificuldades de reabastecimento, tal seria impossível. Porém, como 40 dias depois da abertura das inscrições estas já tinham esgotado, resolvemos reeditar este formato e dividir o pelotão em dois”.
Cada “plateau” terá duas corridas de 45 minutos, separadas por um intervalo com a mesma duração, o que equivale a dizer que o Historic Endurance terá pela primeira vez quatro corridas no sinuoso traçado do Circuit de Pau-Ville no mesmo fim-de-semana.
Sendo que a fórmula adoptada permite permite que um piloto/equipa inscreva dois carros e tenha dupla hipótese de participar, o vencedor do troféu das “3 Heures de Pau” será o piloto que cumprir mais voltas nas quatro corridas do Historic Endurance, no fim-de-semana de 20 e 21 de Maio.
Foto: Race Ready
No comments: