Colecção Mark Smith: um sonho de pré-Guerra

Gooding leiloa amanhã 86 automóveis das centenas que o falecido norte-americano juntou durante décadas.

Dizem os testemunhos que Mark J. Smith era um verdadeiro apaixonado pelos Automóveis Antigos. Na pequena localidade de Lynchburg, no estado da Virgínia, juntou centenas de modelos, que ficaram sem o seu curador quando, há dois anos, Smith faleceu prematuramente. Será lá que amanhã serão colocados à venda.

Todos leiloados sem preço de reserva, os 86 automóveis e um trailer que serão leiloados amanhã estão avaliados em cerca de oito milhões de dólares, sendo que a colecção de automobilia de Smith foi vendida em Novembro por 613.000 dólares.

Mark J. Smith, nascido em 1952 e falecido em 2021, cresceu no interior do estado de Nova Iorque. Ali desenvolveu um profundo amor por automóveis e todas as coisas antigas, cultivando um olhar aguçado para a qualidade, apreciando objectos de raridade e significado histórico, preferindo para sua colecção veículos originais e não restaurados, da era clássica.

Possuía uma grande variedade de automóveis, principalmente do período pré-Guerra e das primeiras décadas de fabrico do automóvel.

Quando a sua colecção chegou às centenas de automóveis, adquiriu vários prédios no centro histórico de Lynchburg, Virgínia, para abrigar seus tesouros. Entre essas propriedades estão as antigas instalações da Midland Motors (uma antiga concessionária da Chrysler, que Smith transformou em vitrine para os seus automóveis), onde o leilão será realizado. 

"Mark Smith foi um dos entusiastas mais experientes e apaixonados que nossa indústria já conheceu”, disse David Gooding, presidente e fundador da Gooding & Company, que promove o leilão de amanhã.

De entre todo o catálogo, quatro dos clássicos destacam-se. Em especial o Mercedes-Benz 500 K, de 1934, nunca restaurado, estimado entre 1,25 e 1,75 milhões de dólares.

Um pouco mais barato deve ser um Chrysler CG Imperial Custom Roadster, de 1932, também em grande parte na sua condição original, estimado entre 800 mil e 1,2 milhões de dólares.

Entre os automóveis mais antigos encontra-se o White Model G “Roi des Bleges” Touring de 1907, também ele intacto e em grande parte não restaurado

Por fim. entre os destaques, há também um Bentley de 3 1/2 litros, de 1935, com carroçaria parisiense Antem, que apenas fabricou duas unidades.

Com uma idade média de 92 anos, os automóveis em catálogo são um verdadeiro sonho de pré-Guerra, já que apenas 16 dos 86 automóveis são posteriores a 1945.


Foto: Gooding & Company

Colecção Mark Smith: um sonho de pré-Guerra Colecção Mark Smith: um sonho de pré-Guerra Reviewed by Auto Vintage on 6.4.23 Rating: 5
Powered by Blogger.