Há 60 anos, Graham Hill conseguiu a primeira vitória do modelo britânico.
No dia em que fazia precisamente um mês sobre a sua apresentação, o Jaguar E fez a sua estreia em competição. Vindos directamente da fábrica de Coventry, dois E-Type foram confiados a Graham Hill e Roy Salvadori, para alinhar no Trophy for G.T.. Terminaram em primeiro e terceiro, dando início à construção de um palmarés ímpar.
Os tempos dos treinos já faziam antever como o Jaguar E era um automóvel difícil de bater no universo dos GT’s de então. Um Aston Martin DB4 ainda ficou por perto, mas remetido à segunda fila da grelha, com Salvadori e Hill a monopolizarem a primeira linha.
Naquela que era a principal corrida do programa para aquele dia do Royal Automobile Racing Club, perante 45 mil espectadores, Hill chegou à liderança na volta 13 e não mais largou essa posição.
No final das 25 voltas à pista, Graham Hill, no E-Type azul escuro, terminaria em primeiro, com a curiosidade da sua melhor volta ter sido, ao centésimo de segundo, igual ao melhor tempo de Salvadori.
Tendo espantado o Mundo, a 15 de Março de 1961, no Salão de Genebra, enquanto automóvel de estrada, o E-Type iniciava nesse dia uma carreira na competição repleta de êxitos.
No comments: