Dia 30 de Outubro de 1970. Abrem-se as portas da 17ª edição do Salão Automóvel de Tóquio. Novidades não faltam, mas de entre elas destaca-se uma que virá a fazer história: o Toyota Celica faz a sua primeira aparição.
Em boa verdade, naquele dia, em Tóquio, no stand da Toyota havia duas grande estreias: o Celica e o Carina. Sem demérito para este último (um excelente sedan de alta performance), as décadas que se seguiram vieram a consolidar o nome Celica como uma referência na história automóvel.
Tendo vindo a ter mais seis gerações, o Celica original foi mostrado em Tóquio, há 50 anos, através de dois exemplares, um verde e outro amarelo (cuja imagem acompanha este texto).
Com as suas linhas originais, este coupé de duas portas de 2+2 lugares, dotado inicialmente de motores 1.4 ou 1.6, seria um êxito no salão nipónico e rapidamente cairia nas graças dos automobilistas de todo o mundo.
Já agora, que estamos a falar do Salão de Tóquio de 1970, registem-se alguns aspectos que ficaram a marcar essa edição: deu-se pela primeira vez a presença em força de construtores não-nipónicos (33 fabricantes, de sete países diferentes) e foi também este o certame que marcou o aparecimento de propostas híbridas e eléctricas.
No comments: