Ferrari derrotada pela Ares Design, que quer construir 10 unidades da sua recriação.
Os que aqui nos seguem provavelmente ainda se lembram da notícia que demos a 21 de Junho de 2019: o Tribunal de Bolonha determinou, então, que ninguém poderia criar uma recriação do Ferrari 250 GTO. Agora, o Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) veio derrogar aquela decisão.
Se fosse um jogo de futebol, diríamos que a Ferrari estava a ganhar ao intervalo, mas que no final que venceu foi a Ares Design, que tem anunciada a construção de 10 unidades da sua recriação (a Ares diz que não é uma réplica) do modelo mais valioso do Mundo, o 250 GTO.
Criada em 2014 por Dany Bahar, antigo CEO da Lotus, a Ares Design tornou-se conhecida pela construção de séries limitadas evocando automóveis míticos, como aconteceu com o seu modelo Panther, uma “homenagem” ao De Tomaso Pantera, tendo por base a mecânica do Lamborghini Huracán.
Segundo o Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia a não utilização continua nos últimos cinco anos da denominação ou da forma do 250 GTO retira à Ferrari o direito exclusivo a produzir o modelo.
Recorde-se que foi essa linha de argumentação que a Ineos usou para criar o seu modelo Grenadier, que será em tudo idêntico ao Defender, apesar da oposição inicial da Land Rover.
Ironicamente, a Ferrari utilizou há meses a mesma linha de argumentação, junto da mesma entidade europeia, para poder usar a denominação “Purosangue” no seu SUV, depois de ter visto a Fundação Purosangue, que já não estava activa há cinco anos, ter tentado travar a utilização do seu nome. Nesse caso, a EUIPO deu razão à Ferrari.
Imagem: Ares Design
União Europeia liberta marca GTO
Reviewed by Auto Vintage
on
7.7.20
Rating:
No comments: